CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  06/05 - FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA  
BLOG - NÓS, TÁTICOS!

Data: 07/04/2021

  

VARIAÇÕES TÁTICAS DURANTE UMA PARTIDA

É de fundamental importância a equipe ter pelo menos TRÊS esquemas táticos pré-definidos e bem treinados, para ampliar as chances de vitória.

O Fut 7 é muito dinâmico e muda muito a todo momento, tanto os atletas como o placar. O treinador deve estar ATENTO para poder saber a hora certa para mudar o esquema tático de acordo com o adversário (característica) ofensivo/defensivo. Força física ou leve e veloz.

Além disso, poder promover as substituições de acordo com as posições por motivos como por exemplo lesão, cartão ou opção técnica mesmo.

Eu gosto muito de aplicar em minhas equipes os seguintes esquemas:

ESQUEMA 3x3

Pela ótima ocupação de ESPAÇO em campo. Os atletas bem distribuídos em duas linhas de 3 atletas. Ótimo e eficaz para marcação quando é preciso segurar o placar. Marcar por zonas e, ao roubar a bola, contra-atacar rapidamente.

ESQUEMA 2X3X1

De fácil transição. É onde priorizo o meio campo com os alas mais livres para atacar, sabendo que tem dois defensores na sobra, caso perca a bola. Nesse modelo de jogo é necessário o PIVÔ, com todas suas características físicas peculiares, para aproveitar bem as jogadas pelas pontas.

ESQUEMA 2X2X2

Esse tem por característica jogadores acima da média em cada posição. Para dar certo, os atletas têm que saber marcar e atacar com a mesma qualidade, pois os flancos ficam vulneráveis. Esse modelo de jogo é super ofensivo e deve ser utilizado quando existir uma superioridade técnica considerável ao adversário ou quando precisar arriscar tudo, ao se aproximar o fim do jogo. Na fase ofensiva pode-se atacar com 4 atletas a todo momento, tentando obter superioridade numérica para assim aumentar as chances de gol.


Vale salientar que o técnico tem que conhecer a característica individual de cada atleta para poder encaixar as peças certas em cada esquema e aí saber o momento de utilização de cada um esquema (modelo de jogo), de acordo com os adversários e o placar do jogo.

Exemplo: finalzinho de jogo, a partida está 4x3 para minha equipe. Vou para cima para matar o jogo? Ou recuo e defendo bem segurando o placar? 

Treinando muito você consegue fazer as melhores escolhas rumo as vitórias.

 

Vagner Ricardo

Natal - RN

Técnico e fundador responsável pela VR10 Academy, escola de futebol de base e profissional de Ed. Física

Instagram: @vagnerricardo106

*O blog Nós, Táticos! é escrito por treinadores e apaixonados pelo esporte. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da Confederação de Futebol 7 do Brasil.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet




LEIA TAMBÉM!

FORMAÇÃO DE DEFESA E ATAQUE
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Jacir Junior
JOGO DE MOBILIDADE OU JOGO POSICIONAL?
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Marcelo Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA INTENSIDADE NO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Cláudio Borges
JOGADA ENSAIADA OFENSIVA
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Pablo Ricardo
IMPORTÂNCIA DAS CATEGORIAS DE BASE PARA A EVOLUÇÃO DO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Mateus Ramires

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2021 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50