CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  26/10 - Brasileiro Masculino e Feminino de 30/10 a 02/11 na Arena Nacional (SP)  
BLOG - NÓS, TÁTICOS!

Data: 26/03/2021

  

SISTEMA DEFENSIVO - TIPOS DE MARCAÇÕES

Onde, quando e como marcar

Quando se fala em sistema defensivo,precisamos primeiro entender dos tipos de marcações. De maneira bem resumida,vamos citar quais são elas.

Marcação por zona - Onde cada atleta se responsabiliza por uma zona do campo e ainda tem a possibilidade de fazer coberturas nas zonas do seus companheiros de equipe.            

Marcação individual - Cada atleta se responsabiliza em marcar um jogador adversário (homem a homem).     

Marcação mista - É a junção das duas anteriores.  

Para colocar em prática os tipos de marcações, vamos dividir o campo em 3 zonas (cada técnico tem a sua divisão. Citei 3, pois é como eu geralmente faço).

1º - Zona de pressão - Utilizada geralmente quando estamos atrás do placar, tentamos roubar a bola mais perto do gol adversário. Quando enfrentamos equipes de baixa qualidade técnica ou nos primeiros minutos de partida,é chamada pressão inicial de jogo.

2º - Zona de meio - Utilizada para acalmar mais o jogo, estudar o adversário e jogar através das ações da outra equipe.

3º- Zona baixa - Quando enfrentamos equipes que tem um poder ofensivo muito forte, equipes que possuem alas habilidosos que conseguem facilmente criar o jogo do 1 contra 1 ou equipes que jogam muito com pivô, a ideia é diminuir o campo, ter sempre no mínimo 2 atletas do lado da bola e sempre com coberturas e dobras. É válido ressaltar que, nessa zona, a equipe adversária usa como uma saída o chute de longa distância, então é de grande importância o goleiro passar confiança para sua equipe. Esse é um dos pontos para que dê tudo certo.

Durante uma partida, uma equipe consegue marcar nas 3 zonas e utilizar os 3 tipos de marcação. Vai muito do momento do jogo e da leitura que o técnico tem das ações do adversário. Infelizmente, a realidade de muitas equipes é de apenas se reunir no fim de semana para jogar, muito por conta da falta de apoio. O lado financeiro pesa para locar campos para treinos e, exatamente pela falta de treinamento, a grande maioria das equipes optam pela marcação individual e de forma muito desorganizada. O que vai pesar a favor é a vontade, a garra de querer obter o resultado positivo.     

Para aquelas equipes que treinam, deixo aqui uma sugestão de marcação: adaptação do losango do futsal, com sobras dos dois zagueiros para possíveis coberturas. É uma marcação por zona e que requer muito treino, mas que, quando feito com competência, os resultados são extremamente satisfatórios. Costumo falar que, para dar certo, algumas coisas precisam andar lado a lado: os atletas precisam comprar a ideia, se dedicarem nos treinos, entender que o errar faz parte do processo e o principal ACREDITAR NOS SEUS COMPANHEIROS. 

Gostaria de agradecer a CF7 Brasil a oportunidade de poder compartilhar um pouco do meu conhecimento sobre o futebol 7. O que foi escrito é baseado no meu dia a dia de trabalho frente as equipes a qual comando, é o que eu acredito que seja correto e é o que eu coloco em prática, lógico, sempre respeitando quem pensa diferente, afinal, cada técnico tem sua metodologia e suas crenças. Espero ter agregado algum tipo de conhecimento.


Jefferson Felipe de Souza 

Fortaleza - CE

Técnico do PFC Fut7, Pacoti Fut7 e Juventus Academy Fortaleza

Contato: jef_ferson@hotmail.com / (85) 996372071

*O blog Nós, Táticos! é escrito por treinadores e apaixonados pelo esporte. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da Confederação de Futebol 7 do Brasil.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet



LEIA TAMBÉM!

FORMAÇÃO DE DEFESA E ATAQUE
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Jacir Junior
JOGO DE MOBILIDADE OU JOGO POSICIONAL?
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Marcelo Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA INTENSIDADE NO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Cláudio Borges
JOGADA ENSAIADA OFENSIVA
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Pablo Ricardo
IMPORTÂNCIA DAS CATEGORIAS DE BASE PARA A EVOLUÇÃO DO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Mateus Ramires

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2022 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50