CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  06/05 - FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA  
BLOG - NÓS, TÁTICOS!

Data: 20/08/2020

  

A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NA APLICAÇÃO TÁTICA

Após a parada do futebol na pandemia por quase quatro meses (situação que eu não me recordo ter ocorrido na modalidade), muitos tiveram a oportunidade de observar de perto a volta dos estaduais. 

Nessa volta ficou nítida o aumento da deficiência técnica dos jogadores ocasionada pela falta de ritmo, além é claro de uma notória falta de preparo físico dos atletas. Mas o que mais observei nessa volta foram times improdutivos, sem padrão e repleto de falhas de posicionamento, culpa do treinador?  Na maioria dos casos não. Ficou nítida a diferença das equipes que fizeram um trabalho de acompanhamento físico durante a pandemia e as equipes que não. 

A facilidade na qual os treinadores têm em trabalhar com uma equipe bem preparada fisicamente é gigantesca. Trás diversas possibilidades para armar o time e aumenta o tempo de treino com foco em trabalhos táticos. 
No Fut7 não é diferente. Hoje no alto rendimento da modalidade é crucial as equipes terem um (a) preparador (a) fisco (a), já que uma das principais características do Fut7 é a intensidade de jogo. 

Quando o treinador conta uma equipe com todos os jogadores fisicamente dispostos a atacar e defender a vida para propor um sistema fica mais fácil. Poder variar de uma marcação zonal para uma individual durante o jogo ou mesmo orientar o time a atacar com cinco jogadores, ciente de que todos estarão preparados pra voltar para marcar é uma dádiva. 

Muitas vezes em uma montagem de elenco o treinador deve sempre levar em conta as condições físicas do atleta, já que não é possível viver do fut7 ainda, é muito importante o treinador ter consciência do contexto em que ele treinará a equipe. Por exemplo: Quantos treinos por semana ele terá? No caso da maioria das equipes de fut7 (que tem apenas um treino semanal) o ideal é que os jogadores estejam sempre bem preparados fisicamente para que nesse dia de treinamento seja trabalhada especificamente a parte tática e que todos os jogadores consigam desempenhar a função estabelecida pelo treinador.

Poder focar nos seus treinos em grande maioria no tático é fundamental para o maior desenvolvimento da equipe. Um treinador que tenha em mãos uma equipe sem capacidade física jamais poderá aplicar todo o seu conhecimento e seu time passará a depender de jogadas monótonas e marcação estática. 

Para concluir é sempre bom lembrar que precisamos ter cuidado com os nossos jogadores para não causarmos lesões neles por má condição física, por mais que existam alguns craques fora de forma é importante estar ciente das limitações físicas do mesmo e não força-los além de seu limite, por isso quando o clube tiver condições de realizar testes físicos é uma segurança a mais que o mesmo pode ter, para ter ciência dos limites individuais e alcançar o máximo desempenho de cada um.

João Pedro Carvalho

Campinas/Sp

Treinador do Guarani Fut7

Contato: (19) 99220 – 6226

Instagram: jpecarvalho0812

E-mail: jpcarvalho0812@hotmail.com


*O blog Nós, Táticos! é escrito por treinadores e apaixonados pelo esporte. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da Confederação de Futebol 7 do Brasil.




LEIA TAMBÉM!

FORMAÇÃO DE DEFESA E ATAQUE
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Jacir Junior
JOGO DE MOBILIDADE OU JOGO POSICIONAL?
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Marcelo Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA INTENSIDADE NO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Cláudio Borges
JOGADA ENSAIADA OFENSIVA
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Pablo Ricardo
IMPORTÂNCIA DAS CATEGORIAS DE BASE PARA A EVOLUÇÃO DO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Mateus Ramires

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2021 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50