CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  06/05 - FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA | FIQUE EM CASA  
BLOG - NÓS, TÁTICOS!

Data: 12/05/2021

  

DEFESA EM ZONA NA MARCAÇÃO DO ESCANTEIO E DE ARREMESSO LATERAL

Observando algumas equipes quando tem um escanteio a seu favor ou um arremesso de lateral próximo da área adversária, foi possível identificar que em boa parte desses ataques as mesmas procuram concentrar quase que todos os seus jogadores, ou parte deles, dentro da área adversária, principalmente se seus jogadores tiverem uma boa estatura ou impulsão. O que se vê é uma desordem nesse momento, devido à movimentação imposta pelo ataque e com os jogadores de defesa tentando impedir que o mesmo tenha uma posição favorável que resulte na marcação de um gol. Na tentativa de impedir que um gol seja assinalado, por conta do caos gerado naquele espaço, a defesa acaba entrando em desequilíbrio, o que pode ser favorável ao ataque.

A proposta aqui é fazer uma marcação em zona, de modo a não deixar a defesa em desvantagem em relação ao ataque, preenchendo melhor os espaços, onde cada jogador fica responsável por determinado setor dentro da área.

Analisando a imagem no final da página, é importante observar o retângulo que está em vermelho. Verificamos ser esse o local de grande incidência de gols de cabeça nessa situação. Por conta disso, sugerimos esse posicionamento como uma forma de minimizar, e quem sabe evitar, que a defesa sofra algum gol durante uma partida. O retângulo apresentado deve ter 5 metros de comprimento, o mesmo tamanho da trave, por 4 metros de largura. A linha amarela tracejada é o limite até onde imaginamos que seja favorável ao arremesso de lateral, por ser uma distância relativamente curta, permitindo um lançamento de qualidade e precisão.

POSIÇÕES E FUNÇÕES DOS JOGADORES

O jogador Nº 1 deve ser de estatura mediana a alta. Seu posicionamento é junto ao primeiro poste da trave.

O jogador Nº 2 deve ter as mesmas características do jogador 1, ficando no canto do retângulo vermelho.

O jogador Nº 3 pode ser de estatura mais baixa em relação aos jogadores 1 e 2, uma vez que esse é setor de menor risco para a defesa.

O jogador Nº 4 deve ser o mais alto da equipe. Esse é um setor de grande risco para a defesa. O atleta posicionado nesse setor transita para frente, para trás e para o lado, dentro do retângulo vermelho. É importante que esse atleta tenha uma boa leitura do jogo e oriente os companheiros no momento de defender.

O jogador Nº 5 deve estar na segunda trave, na mesma linha do jogador 1, se o escanteio ocorrer do lado direto do ataque e esquerdo da defesa. A função desse jogador é a mesma do jogador 1, se o escanteio acontecer do lado direito.

O jogador Nº 6, deve estar na mesma linha do jogador 2 e sua função é a mesma desse atleta, dependendo do lado que o escanteio acontece.

E quanto ao goleiro, esse deve ter uma estatura de mediana a alta e saber sair do gol nas bolas aéreas.

As setas indicam os possíveis movimentos que cada jogador deve fazer e a linha amarela tracejada serve como limite para a cobrança de lateral, para o posicionamento dessa defesa. Lembrando que a defesa em questão é apenas uma sugestão, ficando a critério de cada profissional analisar o que pode ou não ser útil para as suas atividades diárias.

LEMBRETE: O escanteio acontecendo do lado esquerdo do ataque e direito da defesa, os jogadores 5 e 6, um fica mais próximo do goleiro e o outro dos jogadores 4 e 3, compactando a defesa e ajudando os companheiros na marcação.

 

José Ribamar – Zé Ribas

Teresina-PI

 Técnico da Equipe Bulls

@zeribasfutsal

*O blog Nós, Táticos! é escrito por treinadores e apaixonados pelo esporte. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da Confederação de Futebol 7 do Brasil.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet








LEIA TAMBÉM!

FORMAÇÃO DE DEFESA E ATAQUE
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Jacir Junior
JOGO DE MOBILIDADE OU JOGO POSICIONAL?
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Marcelo Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA INTENSIDADE NO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Cláudio Borges
JOGADA ENSAIADA OFENSIVA
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Pablo Ricardo
IMPORTÂNCIA DAS CATEGORIAS DE BASE PARA A EVOLUÇÃO DO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Mateus Ramires

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2021 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50