CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA    SELEÇÃO BRASILEIRA    FILIADOS
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  07/03 - Campeonato Brasileiro de Base - São Paulo-SP: 30/05 a 02/06      |      07/03 - Taça Brasil 2024 - Florianópolis-SC: 30/05 a 02/06  
BLOG - F7 REGRAS DO JOGO

Data: 19/03/2021

  

DESEMPATE: PENALIDADE MÁXIMA/SHOOT-OUT

Caso uma partida termine empatada e seja necessário algum procedimento de desempate, existem duas opções: penalidade máxima ou shoot-out. Isso varia de acordo com o regulamento de cada competição. Vamos conhecer as regras de cada uma delas.


          Decisão por penalidade máxima

            Em uma disputa de pênaltis para o desempate, as batidas devem ser executadas alternadamente em três cobranças, salvo previsto diferente no regulamente, podendo todo e qualquer atleta que esteja registrado em súmula participar da disputa. É preciso deixar claro também que, o atleta que esteja cumprindo punição por cartão disciplinar, não poderá participar das cobranças.

            Procedimentos para decisão por penalidade máxima

a) Na decisão por penalidade máxima, o árbitro chefe de equipe (1) deve verificar o posicionamento dos atletas, postado na linha frontal da área de meta, de frente para a cobrança e deverá, enquanto ao segundo árbitro (2) cabe fiscalizar a ação do goleiro e a meta, posicionado na linha de fundo e na diagonal do primeiro.

b) Se houver invasão dos atletas e membros da comissão técnica, não participantes da cobrança da equipe atacante, e o tiro resultar em gol, será cobrado novamente.

c) Se for da equipe defensora, e o tiro não resultar em gol, será cobrado novamente.

 Decisão por shoot-out

As cobranças devem ser executadas alternadamente, permanecendo o empate. A bola deve ser colocada em qualquer lugar da linha de shoot-out e  após a autorização, o executor terá 05 (cinco) segundos para chutar a bola ao gol, o lance será valido até o termino de sua trajetória.

Sendo o desempate por shoot-out, se o atleta executor cometer uma infração, o mesmo deve ser excluído da disputa e sua equipe punida com a perda da cobrança caso ela não tenha sido concluída.

Caso o goleiro pratique uma infração dentro ou fora da área ou execute uma defesa com as mãos fora da área, o mesmo deverá ser excluído da disputa e substituído e sua equipe punida com uma cobrança de penalidade máxima contra a mesma.

Procedimentos para decisão por shoot-out

a) Na decisão por shoot out, um dos árbitros (a) deve ser responsável pela autorização e marcação do tempo, postado na linha de saída e de costas para a meta, enquanto ao outro (b) cabe fiscalizar a cobrança e confirmar o gol, posicionado na linha frontal da área, de frente para o campo e na diagonal do primeiro e ambos deverão fiscalizar a invasão.

 b) Se houver invasão dos atletas e membros da comissão técnica, não participantes da cobrança da equipe atacante, antes do árbitro encerrar o tempo, e o shoot out resultar em gol, será cobrado novamente.

c) Se for da equipe defensora e o shoot out não resultar em gol, será cobrado novamente.

 

            Segue abaixo o texto da regra 16 para o conhecimento de todos:

01 - A disputa de penalidades máximas deve ser executada alternadamente, sugere-se 03 (três) penalidades para cada equipe, e permanecendo o empate uma cobrança alternada por equipe, até que uma equipe obtenha vantagem sobre a outra ao final de uma série. A definição da quantidade de cobranças deve seguir o regulamento da competição.

 02 - Qualquer atleta registrado em súmula poderá participar das penalidades, havendo obrigatoriedade da alternância dos cobradores sendo que qualquer atleta poderá defender as cobranças sem a obrigatoriedade de alternância.

03 - O atleta cumprindo punição por cartão disciplinar não poderá participar das penalidades, nem mesmo permanecer no campo de jogo durante as cobranças. Antes do início das cobranças as equipes devem ser igualadas em número de atletas.

04 - Quando da decisão por penalidades, todos os membros da comissão técnica e os atletas não envolvidos na cobrança devem se postar atrás da linha de shoot out, conforme ilustração.

05 - O Atleta participante da cobrança da Penalidade Máxima que não estiver devidamente uniformizado conforme Regra 04, quando tocar na bola: a) Sendo o Executor, será desqualificado, e sua equipe perderá a cobrança. b) Sendo o Goleiro, será desqualificado e repetirá a cobrança em caso de defesa.

06 - Prevalecerão para quaisquer irregularidades os dispostos da regra


João Carlos dos Santos

Aracaju/ SE

Árbitro CF7B/ FF7SE


*O blog F7 - Regras do Jogo é escrito por árbitros licenciados da Confederação de Futebol 7 do Brasil. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da mesma.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet



LEIA TAMBÉM!

FAZER UM GOL DIRETAMENTE DA SAÍDA DE BOLA É PERMITIDO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Cleiton Xavier
ATLETA EXPULSO EM JOGO. QUANDO SERÁ PERMITIDO RECOMPOR A EQUIPE?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Alysson Carneiro
É OBRIGATÓRIO A EQUIPE TER GOLEIRO RESERVA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Nilson Moura
QUANDO É INFRAÇÃO POR OBSTRUÇÃO NO GOLEIRO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Anderson Carvalho
JOGAR DEITADO É FALTA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por João Paulo Rocha

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2024 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50