CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  26/10 - Brasileiro Masculino e Feminino de 30/10 a 02/11 na Arena Nacional (SP)  
BLOG - F7 REGRAS DO JOGO

Data: 12/03/2021

  

ARREMESSO DE CANTO: FOI GOL? NÃO BATEU CORRETAMENTE?

Vamos abordar um tópico da regra que gera, durante um jogo, muitas reversões e reclamações. Embora a regra seja clara, isso acontece, muitas vezes, por desconhecimento dela por atletas, membros das comissões técnicas e torcedores. Em muitas situações, em que os atletas não sabem executar o arremesso de canto corretamente ou não sabem se é gol ou não, se a bola entrar diretamente ou tocar no goleiro dentro de área.  Pronto, a decisão certa do arbitro referente ao lance vira tumulto e confusão, por falta de conhecimento.

Então vamos às principais dúvidas:

De arremesso de canto pode ser consignado um gol diretamente? Não. De arremesso de canto não pode ser consignado um gol diretamente, sendo revertido em arremesso ou tiro de meta em favor do adversário.

Pode ser consignado um gol se a bola tocar apenas no goleiro dentro da área e entrar, em um arremesso de canto? Também não. Caso a bola toque no goleiro, com este dentro da área, concede-se arremesso de canto.

Existem exceções? Sim. Quais? 

1) - Caso o goleiro após uma cobrança de arremesso de canto jogue a bola intencionalmente dentro de sua própria meta, o gol deve ser validado.

2) - Após a cobrança de arremesso de canto, se o goleiro estiver fora da área e a bola tocar nele e entrar, o gol deverá ser validado.

Um lembrete da regra: Se o cobrador arremessar contra sua própria meta diretamente e a bola entrar, mesmo que tocar no goleiro, dentro da área, não é consignado gol. Deve ser concedido arremesso de canto ao adversário.

Durante o jogo, às vezes, em situação de ataque promissor, é concedido um arremesso de canto, o atleta sempre vem correndo para tentar executar o arremesso de canto rápido e esquece ou não sabe o posicionamento correto.

Então, vamos lá: Como executar corretamente um arremesso de canto?

a) O atleta tem 5 segundos para executar o arremesso, após autorização. Caso ultrapasse este tempo, será concedido reversão em tiro ou arremesso de meta a favor do adversário; 

b) O executor, no momento do arremesso, deve estar na interseção das linhas lateral e de fundo, fora e de frente para o campo, podendo ter parte dos pés sobre as linhas demarcatórias;

c) O atleta deve usar ambas as mãos, executando o arremesso de forma que a bola venha de trás do seu corpo, passando sobre sua cabeça. A bola está em jogo tão logo ultrapasse as linhas demarcatórias do campo;

d) Caso a bola seja arremessada de forma irregular, deve ser concedida reversão em tiro ou arremesso de meta a favor do adversário. Lembrado que: Não pode pular ou levantar um dos pés.


Segue abaixo texto da regra para conhecimento: 

REGRA 14 ARREMESSO DE CANTO 01 – Será concedido arremesso de canto quando a bola ultrapassar inteiramente as linhas de fundo, pelo solo ou pelo alto, com exceção da parte compreendida entre os postes de meta, após ter sido tocada ou jogada por último por atleta da equipe defensora, à equipe adversária. a) O executor, no momento do arremesso, deve estar na interseção das linhas lateral e de fundo, fora e de frente para o campo, podendo ter parte dos pés sobre as linhas demarcatórias. b) O atleta deve usar ambas as mãos, executando o arremesso de forma que a bola venha de trás do seu corpo, passando sobre sua cabeça. A bola está em jogo tão logo ultrapasse as linhas demarcatórias do campo. c) Caso a bola seja arremessada de forma irregular, deve ser concedida reversão em tiro ou arremesso de meta a favor do adversário. d) Caso o atleta arremesse a bola diretamente em sua própria meta, mesmo com a participação do goleiro em qualquer circunstância, desde que este esteja dentro de sua área, deve ser concedido arremesso de canto ao adversário. f) Caso o goleiro jogue a bola intencionalmente dentro de sua própria meta o gol deve ser validado. 02 - O tempo máximo para execução do arremesso de canto será de 05 segundos após autorização, caso ultrapasse este tempo, será concedido reversão em tiro ou arremesso de meta a favor do adversário. e) De arremesso de canto não pode ser consignado um gol diretamente, sendo revertido em arremesso ou tiro de meta em favor do adversário. Caso a bola toque no goleiro, com este dentro da área, concede-se arremesso de canto. Com o goleiro fora da área, o gol deverá ser validado. 26 03 - Os atletas adversários do executor do arremesso não podem se aproximar a menos de 05 metros da bola, até que esta esteja em jogo. 04 - Havendo qualquer outra infração, o arremesso deve ser repetido.

 

Taieny Abdala

 Belo Horizonte – MG

 Árbitra da Federação de Futebol 7 de Minas Gerais (FF7MG)

*O blog F7 - Regras do Jogo é escrito por árbitros licenciados da Confederação de Futebol 7 do Brasil. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da mesma.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet




LEIA TAMBÉM!

FAZER UM GOL DIRETAMENTE DA SAÍDA DE BOLA É PERMITIDO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Cleiton Xavier
ATLETA EXPULSO EM JOGO. QUANDO SERÁ PERMITIDO RECOMPOR A EQUIPE?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Alysson Carneiro
É OBRIGATÓRIO A EQUIPE TER GOLEIRO RESERVA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Nilson Moura
QUANDO É INFRAÇÃO POR OBSTRUÇÃO NO GOLEIRO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Anderson Carvalho
JOGAR DEITADO É FALTA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por João Paulo Rocha

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2022 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50