CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA    SELEÇÃO BRASILEIRA    FILIADOS
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  07/03 - Campeonato Brasileiro de Base - São Paulo-SP: 30/05 a 02/06      |      07/03 - Taça Brasil 2024 - Florianópolis-SC: 30/05 a 02/06  
BLOG - F7 REGRAS DO JOGO

Data: 05/05/2020

  

O TEMIDO SHOOT OUT

Para o goleiro é a hora de se consagrar, para o jogador que vai bater, é praticamente meio gol, mas não é tão fácil e simples assim ver o goleiro crescendo e o gol diminuindo...
O Shoot Out é quem diferencia e o que dá um toque especial no futebol que mais cresce no mundo. Sem o Shoot Out seria apenas um futebol tradicional, só com menos atletas, mas com ele torna-se o nosso gigante FUTEBOL 7.

O Shoot Out poderá aparecer em duas situações durante a partida:

1-    Após uma equipe cometer a 6ª falta coletiva.

2-    Em um desempate, quando o jogo termina empatado, e é necessário ter um vencedor.

Vamos ler o que diz a regra: 

(link do livro de regras)

Regra 9 - Infrações Disciplinares (página 19)

12 - A equipe que cometer 05 infrações técnicas por período sofrerá um Shoot Out a cada infração posterior, sendo estas zeradas ao final do período. 

Regra 16 - Desempate (página 30)

01 - As cobranças devem ser, executadas alternadamente, permanecendo o empate, as cobranças devem ser alternadas por equipe, até que uma obtenha vantagem sobre a outra. Sugere-se três (03) cobranças na 1ª série, caso não seja pré-determinado no regulamento da competição. 


Em relação a primeira opção citada acima, a equipe que cometer a 5ª infração técnica será avisada pelo representante da equipe de arbitragem, e ao cometer a 6° falta técnica, em qualquer lugar do campo, a equipe infratora sofrerá um Shoot out, (exceto se a falta for cometida dentro da área, dessa forma será pênalti). Esse procedimento será repetido a cada infração cometida após a 5ª. Vale ressaltar que ao término do primeiro tempo as faltas acumulativas são zeradas.

 A demarcação da linha do Shoot Out deve ser traçada a 5m do centro do campo, uma em cada metade do campo.

Para a execução do Shoot Out durante o jogo, o executor colocará a bola em qualquer lugar na linha do demarcada, enquanto os atletas que não estejam participando da cobrança ficarão na marca de Shoot Out do outro lado da quadra, a uma distância de 10m de onde está a bola.

Após a autorização do árbitro para a cobrança, a bola estará em jogo mesmo que não seja tocada pelo cobrador e permaneça imóvel. Sendo que qualquer atleta poderá fazer o domínio e tomar para si a posse da bola, após a autorização do árbitro.

Caso um atleta que não seja o responsável pela cobrança do Shoot Out, invada a distância mínima de 10m entre a bola e os demais atletas que não estão participando da cobrança antes da autorização do árbitro, o árbitro retardará a cobrança e punirá o infrator conforme julgar necessário, e após estar restabelecido o posicionamento correto, autorizará sua cobrança.


Agora vamos falar sobre o Shoot Out no desempate de uma partida, item 2 citado acima. É um momento único e exclusivo do Futebol 7.

Essa situação é diferente do Shoot Out durante o jogo, pois aqui teremos tempo cronometrado para executar a cobrança, então vamos lá...

Qualquer atleta registrado em súmula poderá efetuar a cobrança, e qualquer atleta poderá defender as cobranças (mesmo no banco de reservas). Primeiramente precisamos lembrar que o atleta cumprindo punição por cartão disciplinar não poderá participar das cobranças, e nem permanecer no campo de jogo. Assim, como a arbitragem precisa igualar o número de atletas participantes na disputa. 

A disputa por Shoot Out consiste em 3 cobranças alternadas para cada equipe (podendo variar de acordo com o regulamento da competição local), e em caso se empate, as cobranças seguirão alternadas, até que haja um vencedor.

O atleta responsável pela cobrança colocará a bola em qualquer lugar na linha demarcatória do Shoot Out, o goleiro ficará sobre as linhas entre as traves. Um dos árbitros ficará posicionado ao lado do cobrador de costas, autorizará a cobrança e abrirá contagem do tempo, com uso de um cronometro, então o executor terá 5 segundos para finalizar a cobrança.

Caso ao término do tempo a bola esteja em sua trajetória, deverá o outro árbitro, posicionado na intersecção da área esperar o término de sua trajetória para finalizar a jogada, e valerá gol, mesmo se bater nas traves ou no goleiro antes de entrar no gol.

Se o goleiro praticar alguma infração, qualquer que seja, sendo ela dentro ou fora da área, deverá ser cobrado um pênalti e o infrator será desqualificado da partida, não devendo ser expulso.

Os atletas que não estiverem envolvidos com a cobrança deverão ficar atrás da linha do Shoot Out da quadra contrária a disputa, a uma distância de 10m, e só poderão invadir após a bola finalizar sua trajetória ou o arbitro finalizar o término dos 5 segundos.


Uma disputa por Shoot Out termina quando uma equipe tiver a soma de gols maior que a outra durante as 3 cobranças, ou após as cobranças alternadas.

Shoot Out é sempre bom pra quem torce né? Espero ter colaborado com o tema. 


William Milani

Joinville | Santa Catarina

Árbitro 

Contato (47) 99625-4078

 

 

*O blog F7 - Regras do Jogo é escrito por árbitros licenciados da Confederação de Futebol 7 do Brasil. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da mesma.





LEIA TAMBÉM!

FAZER UM GOL DIRETAMENTE DA SAÍDA DE BOLA É PERMITIDO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Cleiton Xavier
ATLETA EXPULSO EM JOGO. QUANDO SERÁ PERMITIDO RECOMPOR A EQUIPE?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Alysson Carneiro
É OBRIGATÓRIO A EQUIPE TER GOLEIRO RESERVA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Nilson Moura
QUANDO É INFRAÇÃO POR OBSTRUÇÃO NO GOLEIRO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Anderson Carvalho
JOGAR DEITADO É FALTA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por João Paulo Rocha

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2024 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50