CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA    SELEÇÃO BRASILEIRA    FILIADOS
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  07/03 - Campeonato Brasileiro de Base - São Paulo-SP: 30/05 a 02/06      |      07/03 - Taça Brasil 2024 - Florianópolis-SC: 30/05 a 02/06  
BLOG - F7 REGRAS DO JOGO

Data: 11/06/2021

  

QUANDO É INFRAÇÃO POR OBSTRUÇÃO NO GOLEIRO?

Em alguns momentos do jogo é possível observar que atletas passam ou até mesmo ficam na frente dos goleiros adversários na intenção de ganhar uma vantagem. Mas nesses casos, quando é infração? Abaixo vamos colocar alguns exemplos e em seguida qual o procedimento a ser realizado.

Vamos ler o que diz a regra: 

Regra 09 – Infrações Pessoais (página 20)

01 - Estará cometendo infração pessoal o atleta que:

h) - Obstruir intencionalmente o goleiro sem posse ou domínio da bola ou interpor-se de modo a obstruir as pretensões deste em relação a cobrança de infração.

PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local da infração, exceto se o lance ocorrer dentro de sua própria área de meta, quando deve ser executado na intersecção das linhas frontal e lateral desta, no local mais próximo de onde ocorreu.

Vamos aos exemplos de quando NÃO é infração:

a) - Na realização de um tiro livre a favor da equipe A, no momento que o executor desferiu o chute em direção a meta da equipe B, encontra-se um companheiro seu impedindo a visão do goleiro da equipe B, que encontra-se em cima da sua linha de meta e entre os postes de meta, porém distante do mesmo.    

b) - Na execução de um tiro livre a favor da equipe A, no momento que o executor desferiu o chute em direção a meta da equipe B encontra-se um companheiro seu e atrás dele um defensor realizando a marcação ambos impedindo a visão do goleiro da equipe B, que encontra-se em cima da sua linha de meta e entre os postes de meta.  

c) Na realização de um tiro livre, no momento da autorização o executor rolou a bola para o lado e um companheiro de sua equipe desferiu um chute na meta adversária, nesse momento encontra-se outro atleta da equipe do executor dentro da área atrapalhando a visão do goleiro da equipe adversária.

d) - Na execução de um tiro livre, um atleta do quadro atacante desferiu um chute na meta adversária, no trajeto da bola em direção ao gol, um companheiro seu passa na frente do goleiro sem tocar na bola.

e) - Com a bola em jogo o atleta do quadro atacante desferiu um chute na meta adversária e, na trajetória da bola, seu companheiro passa na frente do goleiro.

Vamos aos exemplos de quando É infração: 

f) - No momento que foi desferido o chute no tiro livre, o companheiro do executor está ao lado da trave da meta adversária, a bola vai em direção ao gol, o goleiro salta para realizar a defesa, porém, na projeção de defender o chute, o atleta postado ao lado da meta vai de encontro a bola e ao goleiro na tentativa de intervir.

g) - Na execução de um tiro livre, um atleta do quadro atacante desferiu um chute na meta adversária, no trajeto da bola em direção ao gol, um companheiro seu coloca-se a frente do goleiro impedindo uma ação de defesa.

Qual o procedimento:

Nos exemplos citados acima, podemos concluir, de acordo com a passagem da regra, que não existe infração por estar na frente do goleiro ou passar na frente dele, até porque a bola estará em jogo. De fato, a infração existirá quando um atleta adversário se posiciona próximo ao guarda metas na intenção de atrapalhar a sua ação ou execução na realização da defesa, seja ela para frente, para os lados ou até para trás. É importante lembrar aos companheiros árbitros, a importância da prevenção antes da realização da cobrança, sempre informando ao atleta do quadro atacante, assim como o atleta do quadro defensor.


Anderson Carvalho

     João Pessoa - PB

     Árbitro da Liga Paraibana Independente de Futebol 7 (LPBIF7)

     @anderson.carvalho86

*O blog F7 - Regras do Jogo é escrito por árbitros licenciados da Confederação de Futebol 7 do Brasil. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da mesma.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet 



LEIA TAMBÉM!

FAZER UM GOL DIRETAMENTE DA SAÍDA DE BOLA É PERMITIDO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Cleiton Xavier
ATLETA EXPULSO EM JOGO. QUANDO SERÁ PERMITIDO RECOMPOR A EQUIPE?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Alysson Carneiro
É OBRIGATÓRIO A EQUIPE TER GOLEIRO RESERVA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Nilson Moura
JOGAR DEITADO É FALTA?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por João Paulo Rocha
O RECUO DE BOLA PARA O GOLEIRO É PERMITIDO?
Saiba mais sobre as regras do futebol 7! por Ivan Soeiro

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2024 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50